No segundo episódio da nossa série sobre “Superalimentos” vamos conhecer as vantagens do consumo da chia para nossa saúde e principalmente para o nosso sistema digestivo. Afinal, você com certeza já ouviu falar desta poderosa sementinha, não é mesmo? Consumida em larga escala pelas populações astecas e maias, a chia é um alimento antigo, originário da América do Sul. Mas a semente caiu nas graças do público por proporcionar os seguintes benefícios:

 

Sensação de saciedade

Isso acontece, principalmente, porque ao entrar em contato com o meio úmido ou líquido a chia se expande e libera suas fibras solúveis, que formam uma espécie de gel nutritivo. É essa consistência adquirida pela semente que acaba retardando a sensação de fome. Com apenas 50 g de chia é possível consumir mais de 80 % da quantidade de fibras recomendadas para o consumo diário. Pobre em calorias e carboidratos, a chia é muito indicada para quem precisa emagrecer para cuidar da saúde

 

Benefícios para o sistema digestivo

O seu alto teor de fibras também pode ser um grande trunfo para cuidar bem do seu intestino, especialmente para quem sofre com a constipação intestinal. As fibras insolúveis, muito presentes neste alimento, aceleram o trânsito intestinal pois aumentam o bolo fecal, proporcionando assim a melhora na obstipação intestinal. O consumo diário de 20 a 30 g de fibras contribui diretamente para o bom funcionamento do intestino e previne o desenvolvimento de doenças como a SII e a diverticulite. Outra vantagem do seu consumo é a prevenção do câncer de intestino, em função do menor contato das substâncias cancerígenas com a mucosa intestinal.

 

Nutrientes poderosos

A chia também possui um alto teor de proteínas e os minerais, dentre eles cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês, selênio e zinco. A semente também é rica em ômega 3,  o ácido graxo que ficou conhecido pela sua ação anti-inflamatória. Para obter a maior quantidade destes nutrientes, triture a chia imediatamente antes do seu consumo.

Quer ainda mais uma vantagem? A semente faz com que o açúcar presente nos carboidratos seja liberado de forma mais gradativa no sangue, evitando picos de insulina e ajudando também no controle da diabetes.

E aí, pronto para incorporar a chia à sua dieta? Então aqui vai uma receita deliciosa para utilizar as sementes no seu dia-a-dia:

 

Pudim de Chia e Laranja

INGREDIENTES

  • 400 ml de leite de coco
  • 100 ml de água
  • 3 colheres de sopa de chia, em grãos não triturados
  • Suco de uma laranja
  • 2 colheres de sopa de coco ralado sem açúcar

PREPARO

O preparo é o mais simples possível: em uma tigela misture todos os ingredientes e quando começar a engrossar leve a mistura para a geladeira. Retire quando o pudim ganhar a consistência de uma gelatina.

Lembre-se que o ideal é sempre consumir a maior variedade de frutas, legumes e verduras. Procure sempre um nutricionista e um médico especialista para desenvolver a dieta ideal para suas necessidades.

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