Muita gente ainda tem vergonha de falar sobre o assunto, mas a doença é mais comum do que se pode imaginar. Descubra agora quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema:

O que são hemorroidas?

O termo hemorroidas refere-se à condição na qual as veias que normalmente existem no final do reto e canal anal se tornam dilatadas e inflamadas. Elas podem ser internas ou externas, em seus diferentes graus. Os sintomas variam entre sangramento anal indolor, que acontece logo após as evacuações, prurido anal (coceira no ânus e região perianal) e aparecimento de secreção nas roupas íntimas.

 

Existe risco das hemorroidas se tornarem câncer?

Não. Hemorroidas não são e nunca se tornarão câncer. O problema é que muitas vezes os sintomas do câncer colo-retal e anal são idênticos aos da doença hemorroidária. Por isso, diante de qualquer um dos sintomas relatados acima, procure um especialista.

 

Devo evitar pimentas e temperos picantes?

Sim. Apesar de não ser a causa do problema, o alimento picante pode agravar a inflamação. A digestão deste tipo de condimento nem sempre é completa e pode causar irritação na área no momento de evacuação.

 

Mulheres grávidas têm mais propensão ao problema?

Sim. Durante a gravidez há um aumento natural de pressão na região pélvica, assim como o aumento de peso, que podem facilitar o desenvolvimento da doença. No período de amamentação as mulheres também devem ficar atentas, já que se perde muita água para fabricar o leite materno.

 

Passar muito tempo sentado causa hemorroidas?

Sim. A postura proporciona o aumento de pressão dentro das veias, o que pode dilatá-las.

 

Para saber mais sobre hemorroidas, clique aqui.