Você sabia que o câncer anal apresenta sintomas que podem ser comuns a outras doenças como hemorroidas e fissuras anais, por exemplo? Os sintomas mais comuns do câncer anal são: coceira, dor ou ardor no ânus; sangramento nas evacuações; secreções incomuns no ânus; feridas na região anal e incontinência fecal (impossibilidade para controlar a saída das fezes).

 

Vergonha

A maioria das pessoas demora bastante para procurar uma avaliação especializada, porque sente vergonha, mas a detecção precoce é importantíssima nos casos do câncer anal, do câncer colorretal e também das fissuras anais.

As fissuras anais são doenças benignas, mas se não forem tratadas na fase inicial, também chamada de fase aguda, têm poucas chances de se cicatrizarem sem tratamento cirúrgico, que é muito chato e tem um pós-operatório muito desagradável.

 

Como se faz o diagnóstico?

O seu médico fará um exame da região anal que é chamado de exame proctológico. Serve para avaliar a presença de lesões na pele perianal, no canal anal e no reto. Nos pacientes acima de 50 anos e naqueles com risco aumentado para o câncer colorretal, a colonoscopia deve sempre ser realizada.

No exame proctológico o médico realiza a inspeção e palpação local, o toque retal (aquele famoso exame que o urologista faz para detecção do câncer de próstata nos homens) e a anuscopia e/ou retossigmoidoscopia.

Na realização da anuscopia e retossigmoidoscopia é utilizado um aparelho onde há um sistema de iluminação que permite avaliar o canal anal e o reto internamente, mas é necessário uma espécie de preparo intestinal, bem mais simples do que aquele que precede a colonoscopia, mas fundamental para que não haja fezes no final do intestino.

 

Quais podem ser os diagnósticos?

 

Nem sempre é grave

Por sorte, as queixas que eu estou chamando atenção aqui, como sangramento anal, coceira nesta região, presença de secreções e incômodos na região perianal, na maioria das vezes se devem a doenças benignas e geralmente não se tratam de câncer.

Contudo, qualquer uma destas queixas deve ser devidamente avaliada por um médico especialista e, de preferência, logo que surgirem os sintomas.

Prevenção e detecção precoce das doenças e do câncer ainda são o melhor negócio!

 

Não deixe de ver este link sobre sangramento intestinal e visite sempre o nosso blog.