O que é o detox?

O termo detox vem da ideia de desintoxicação do organismo através da dieta. Acredita-se que os sucos detox teriam a capacidade de auxiliar na eliminação de toxinas que normalmente ficam retidas no organismo, principalmente por causa do consumo exagerado dos alimentos industrializados. Os nutricionistas sugerem que além de auxiliarem na eliminação de toxinas, eles teriam as propriedades de acelerar o metabolismo, combater os radicais livres, facilitar a digestão, regular o intestino, diminuir o inchaço e auxiliar na perda de peso. Ideais para o verão, os sucos detox são opções super saudáveis para quem deseja se refrescar e também cuidar da saúde.

 

Como consumir?

É claro que para obter todos esses resultados positivos não basta apenas consumir os “super-sucos”. Também é preciso, acima de tudo, se alimentar de forma adequada ao longo de todas as refeições, com uma dieta natural e balanceada. Procure sempre uma nutricionista e um médico especialista para indicar o tratamento e dieta mais adequados para você. A prática de atividades físicas também é fundamental para uma rotina mais saudável.

Não existe um horário específico para consumir o suco, mas ele pode ser uma ótima opção para o café da manhã, para já começar o dia com um boost de vitaminas e muita energia. Outro horário legal pode ser no lanche da tarde, sendo uma opção saudável para a hora que bate aquela fominha depois do almoço. Também é bacana variar as receitas para obter os benefícios e nutrientes das mais diversas frutas. Ah, também vale lembrar de se hidratar também com muita água ao longo do dia!

 

As cores dos sucos detox e suas diferenças:

Suco verde

As folhas verdes são super ricas em fibras e auxiliam o intestino a funcionar regularmente. Conhecido com o verdadeiro detox, é rico em vitaminas do complexo B, que auxiliam no funcionamento do fígado – ou seja, ajudam a filtrar as toxinas do nosso organismo. Além disso as folhas escuras auxiliam no controle da glicemia no sangue.

Dica:  3 folhas de couve, 3 rodelas de pepino, 300ml de suco de laranja ou água de coco e algumas raspinhas de gengibre. Bata tudo no liquidificador e sirva  bem gelado. Caso você ache o suco muito amargo, acrescente um pouquinho de mel.

 

Suco vermelho

As frutas avermelhadas são ricas em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. Além disso o suco possui propriedades antinflamatórias, com boa capacidade de detoxificação. A bebida também oferece bastante energia para quem vai praticar atividades física e auxilia na perda de peso.

Dica: mix de frutas vermelhas, 1/2 maçã, 100ml de suco de limão e algumas folhas de hortelã. Bata tudo no liquidificador e sirva bem gelado. Ah, é importante não coar o suco para que não se descarte as fibras.

 

Suco amarelo

São ricas em vitaminas A, B, C, cálcio, ferro magnésio, fósforo, potássio, além de ajudarem a regular as funções intestinais. O abacaxi age como um detoxificante natural por possuir propriedades diuréticas, ajudando a combater o inchaço e também  é rico em bromelina, que auxilia na digestão.

Dica: 2 fatias de abacaxi, 1/2 pêra, 1/4 manga e 300ml de suco de laranja. Bata tudo no liquidificador e sirva bem gelado. Procure também não coar a mistura para que todas as fibras sejam aproveitadas pelo organismo.

 

Gostou da nossa série especial sobre Superalimentos? Para saber mais sobre os benefícios do Chá de Hibisco e da Chia é só acessar o blog! Clique aqui.