Nossa saúde depende diretamente da nossa alimentação e seria praticamente impossível falar sobre o nosso sistema digestivo sem tocar neste assunto tão importante. Muitas das doenças intestinais ou até mesmo a obesidade podem ser ocasionados por hábitos alimentares pouco saudáveis: com um alto teor de gordura ou a ausência de fibras, água e até mesmo a gordura “boa”, que auxilia a mucosa intestinal.

Por este motivo queremos mostrar que determinados alimentos podem ajudar o nosso organismo a trabalhar de maneira mais eficiente. Na nossa nova série sobre “Super Alimentos” vamos apresentar opções de alimentos que apresentam muitos benefícios para nossa saúde e especialmente para nosso sistema digestivo.

 

O chá de hibisco

Consumido no mundo todo, principalmente na África Ocidental, o hibisco é baseado em um chá feito com as flores desta planta rosada, também conhecida como rosa-da-china. Por lá ele é consumido nas ruas em forma de refresco e pode vir acompanhado de mel, limão e até canela. Para os que não são grandes fãs de chá, tenho uma boa notícia: ao contrário do chá verde, por exemplo, o hibisco não é amargo e possui um suave sabor de framboesa, bem gostoso. Seu nome científico é Hibiscus rosa-sinensis, e a planta pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais.

 

Emagrecimento

O hibisco estimula a queima de gordura corporal, auxilia a digestão, regulariza o intestino e evita a retenção de líquido. É claro que com todas essas qualidades ele também pode ser um forte aliado também na perda de peso.

A bebida reduz a adipogênese, processo para produção de células de gordura, além de conter inibidores da amilase – uma enzima que transforma o amido em açúcar. Por isso, beber chá de hibisco após as refeições ajuda a reduzir a absorção de carboidratos e, consequentemente e gradualmente, levará à perda de peso.

 

Digestão

Famoso pela ajuda no emagrecimento, a planta possui enzimas e mucilagens que também ajudam na digestão. A bebida possui propriedades levemente laxantes, auxiliando na movimentação do bolo fecal.

 

Retenção de líquido

O hibisco possui uma alta concentração de antocianina – pigmento da família dos flavonoides. A substância possui propriedades antioxidantes, eliminando os radicais livres e também e anti-inflamatórias, permitindo que as células do corpo voltem a exercer suas funções de forma plena. Como resultado o chá possui uma alta capacidade diuréticas, ajudando o corpo a eliminar toxinas que são responsáveis por reter líquidos que causam um inchaço no corpo.

 

Modo de preparo

  • Ferva pelo menos 1 litro de água;
  • Coloque 2 colheres de sopa cheias de hibisco seco;
  • Mexa durante alguns minutos e deixe repousar de 5 a 10 minutos;
  • Coe para evitar engolir as pequenas pétalas que sobrarem;
  • Deixe na geladeira por 1 hora. Pronto! Pode se refrescar!

 

É claro que somente um nutricionista, junto ao seu médico, poderão indicar a dieta ideal para o seu corpo e o seu dia-a-dia. Mas é super importante consumir a maior variedade de frutas, legumes e verduras e assim obter todas as vitaminas e os minerais que seu organismo precisa. Procure sempre um médico especialista.

Para saber mais sobre a obesidade, clique aqui.