Doenças e Tratamentos
Você esta lendo: Gastroplastia Bypass
Você esta lendo: Gastroplastia Bypass
Veja o esquema abaixo e observe as anotações abaixo dele para entender o que acontece:
Inicialmente fazemos o grampeamento de parte do estômago (1), reduzindo drasticamente a sua capacidade. A maior parte do estômago não é retirada, mas fica fora do trânsito intestinal e, portanto, não receberá os alimentos ingeridos (2). Depois produzimos um desvio intestinal que promoverá um aumento dos níveis de hormônios que provocam saciedade, diminuindo a fome. Uma parte do intestino desviado (3) é ligado ao pequeno novo estômago e levará os alimentos que ali chegam até encontrar a outra parte do intestino (4). Os sucos digestivos que vêm do estômago excluído, das vias biliares (5) e do pâncreas através do duodeno (6) vêm pela outra parte do intestino (7) e apenas depois da anastomose (4), que é a junção entre as duas partes do intestino, é que se misturará aos alimentos e só a partir daí, é que se iniciará, de fato, a absorção dos alimentos.
É a técnica de escolha quando realizamos a Cirurgia Metabólica, que é a cirurgia para tratar o diabetes. Leia mais sobre isso aqui.
A Síndrome de Dumping é uma condição que acontece em alguns pacientes que foram submetidos a gastrectomias, que são cirurgias com ressecções parciais ou completas do estômago. Por isso também acontece nas cirurgias bariátricas onde há algum tipo de ressecção gástrica e ocorre basicamente por causa do rápido esvaziamento gástrico.
Existe a Síndrome de Dumping precoce, que acontece após alguns minutos da refeição e é causada pela passagem rápida de alimentos com alta concentração de açúcares e gorduras para a parte proximal do intestino. O alimento que é hiperosmolar faz com que haja a transferência de líquidos dos vasos sanguíneos para o interior das alças intestinais, causando distensão e contrações do intestino. Os sintomas podem ser mal estar, náuseas, vômitos, rubor, sudorese e diarréia.
Já a Síndrome de Dumping tardia ocorre após pelo menos uma ou duas horas após a refeição e acontece porque a presença do alimento hipercalórico no intestino provoca um aumento exagerado da secreção de insulina, o que por sua vez resultaria em hipoglicemia. O paciente pode sentir dificuldades de concentração, sudorese e taquicardia, pode haver queda da pressão arterial e até mesmo desmaios.
Poucos pacientes apresentam a Síndrome de Dumping, mas quando ela ocorre é muito mais comum nos pacientes de bypass. O tratamento é feito basicamente com orientação dietética e comportamental.