Quem fez cirurgia da obesidade precisa ou não tomar a vacina da gripe?

É muito comum que pacientes que se submeteram a uma gastroplastia deixem recados com a secretária no consultório do seu cirurgião pedindo uma cartinha para que possam levar ao posto de saúde e obterem a liberação para tomar a vacina da gripe. Mais comum do que vocês imaginam. Mas será que isso é realmente necessário?

Tirei um pólipo do intestino. E agora?

Seu médico te pediu uma colonoscopia por algum motivo, você obviamente acabou dando aquela espiadinha no resultado antes do retorno no consultório. Ao abrir o resultado, está lá: apareceu um pólipo no intestino.  Não tem como não se perguntar – será que isso pode ser um câncer? E aí vem aquele desespero, você vai direto

Colonoscopia

Colonoscopia é o exame que é feito para avaliar o final do intestino fino, o intestino grosso e o reto. Neste exame o médico colonoscopista, que normalmente é um gastroenterologista, um cirurgião do aparelho digestivo ou um proctologista, introduzirá um tubo aparelho através do ânus do paciente e visualizará o revestimento interno destes segmentos intestinais.

Cirurgia Metabólica

Síndrome Metabólica Para falar sobre Cirurgia Metabólica, inicialmente preciso conceituar o que chamamos de síndrome metabólica, síndrome pluri metabólica, ou ainda, de síndrome X. Trata-se do conjunto de doenças que têm em comum a resistência à insulina e que aumentam o risco da doença cardiovascular. Estamos falando de hipertensão arterial, diabetes tipo 2, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia

Hérnia interna pós-cirurgia bariátrica

Hérnia Interna ou Hérnia de Petersen é uma complicação tardia da gastroplastia do tipo bypass e ocorre em até 5% dos casos. A hérnia pode ocorrer quando o paciente que foi operado perde bastante peso e acaba havendo a migração de um segmento de intestino fino, através dos espaços ou brechas que são criados artificialmente

Cálculos na vesícula: devo operar se não sinto nada?

Você vai até um consultório médico para um check-up ou para o acompanhamento de uma doença qualquer e quando o médico solicita uma ultrassonografia de abdome surge a surpresa: você tem cálculos na vesícula! Essa é uma situação bastante comum e é como a maior parte dos cálculos biliares são diagnosticados – em um exame

Hemorroidas: quebrando o tabu

Muita gente ainda tem vergonha de falar sobre o assunto, mas a doença é mais comum do que se pode imaginar. Descubra agora quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema: O que são hemorroidas? O termo hemorroidas refere-se à condição na qual as veias que normalmente existem no final do reto e canal

Minha ultrassonografia mostrou gordura no fígado. E agora?

Esta é uma situação muito comum nos consultórios de gastroenterologia: você faz uma ultrassonografia por qualquer motivo e tem o resultado de esteatose hepática, que também é conhecida como fígado gorduroso. Outros exames como a tomografia de abdome e a ressonância magnética do abdome superior também podem sugerir o diagnóstico de esteatose hepática. Também é

Cirurgia Bariátrica – Como Fazemos

A ideia deste post é tentar responder os questionamentos mais comuns e é baseado nas perguntas que os paciente têm feito, mesmo depois de ler as publicações que tenho no site. Pra quem ainda não as leu e tiver interesse, seguem os links: Cirurgia da Obesidade, que é um texto mais completo, com indicação cirúrgica,

Probióticos – será que tudo de bom que dizem a seu respeito é verdade?

Você já deve ter lido ou ouvido falar alguma coisa sobre os probióticos, certo? Sim, aquelas bactérias que são consideradas boas para a nossa saúde, que estão presentes em alguns alimentos e em alguns suplementos alimentares. Pois basta uma pesquisa rápida na internet para você encontrar várias páginas onde há inúmeros benefícios atribuídos ao consumo

O câncer colorretal está aumentando em indivíduos mais jovens

A American Cancer Society desde o ano passado (2018) vem sugerindo que o rastreamento do câncer colorretal seja iniciado já aos 45 anos de idade, mesmo em pessoas sem fatores de risco aumentado para a doença, como as que possuem antecedentes familiares, por exemplo. A recomendação que era de se iniciar o rastreamento aos 50

Mau hálito tem a ver com o estômago?

Mau hálito ou halitose é uma condição relativamente comum e, como todo mundo sabe, refere-se ao mau cheiro que é percebido na boca de alguém, geralmente quando estamos falando. A pessoa que está com mau hálito pode não percebê-lo e realmente não saber que isso está acontecendo, o que gera situações constrangedoras, podendo afetar negativamente