Tirei um pólipo do intestino. E agora?

Seu médico te pediu uma colonoscopia por algum motivo, você obviamente acabou dando aquela espiadinha no resultado antes do retorno no consultório. Ao abrir o resultado, está lá: apareceu um pólipo no intestino.  Não tem como não se perguntar – será que isso pode ser um câncer? E aí vem aquele desespero, você vai direto

Colonoscopia

Colonoscopia é o exame que é feito para avaliar o final do intestino fino, o intestino grosso e o reto. Neste exame o médico colonoscopista, que normalmente é um gastroenterologista, um cirurgião do aparelho digestivo ou um proctologista, introduzirá um tubo aparelho através do ânus do paciente e visualizará o revestimento interno destes segmentos intestinais.

Cirurgia Bariátrica e Metabólica – confira os 100 principais conceitos e questionamentos sobre o assunto – 1ª Parte

1ª Parte – Conceitos básicos, mas importantes!   1 – Quem pode fazer a cirurgia bariátrica? Você deve ter idade entre 16 e 65 anos. Fora desta faixa etária, é necessário haver um consenso entre os médicos que acompanham o paciente (endocrinologista, cardiologista, o cirurgião do aparelho digestivo e o pediatra, se for o caso),

Cirurgia Bariátrica e Metabólica – confira os 100 principais conceitos e questionamentos sobre o assunto – 2ª Parte

2ª Parte – Fase de avaliações e pré-operatório   29 – Por onde eu começo? Se você já está fazendo tratamento clínico para o controle da obesidade, certamente deve estar acompanhando com um endocrinologista. Geralmente é este profissional que encaminha o paciente para o cirurgião de sua confiança. Se você já fez várias tentativas de

Cirurgia Bariátrica e Metabólica – confira os 100 principais conceitos e questionamentos sobre o assunto – 3ª Parte

3ª Parte – Entendendo os tipos de cirurgia e a rotina dentro do hospital   50 – Quais são os tipos de cirurgia? As cirurgias podem ser classificadas como cirurgias restritivas, que diminuem a quantidade de alimentos que o estômago é capaz de comportar, cirurgias disabsortivas, que reduzem a capacidade de absorção do intestino e

Cirurgia Bariátrica e Metabólica – confira os 100 principais conceitos e questionamentos sobre o assunto – 4ª Parte

4ª Parte – Pós-operatório e acompanhamento depois da cirurgia   80 – Quando será o meu primeiro retorno no consultório? O primeiro retorno habitualmente é por volta do sexto ou sétimo dia depois da cirurgia. Depois disso você terá retorno com dois meses, com seis meses e com um ano de pós-operatório. Depois de um

Cirurgia Metabólica

Síndrome Metabólica Para falar sobre Cirurgia Metabólica, inicialmente preciso conceituar o que chamamos de síndrome metabólica, síndrome pluri metabólica, ou ainda, de síndrome X. Trata-se do conjunto de doenças que têm em comum a resistência à insulina e que aumentam o risco da doença cardiovascular. Estamos falando de hipertensão arterial, diabetes tipo 2, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia

Hérnia interna pós-cirurgia bariátrica

Hérnia Interna ou Hérnia de Petersen é uma complicação tardia da gastroplastia do tipo bypass e ocorre em até 5% dos casos. A hérnia pode ocorrer quando o paciente que foi operado perde bastante peso e acaba havendo a migração de um segmento de intestino fino, através dos espaços ou brechas que são criados artificialmente

Cálculos na vesícula: devo operar se não sinto nada?

Você vai até um consultório médico para um check-up ou para o acompanhamento de uma doença qualquer e quando o médico solicita uma ultrassonografia de abdome surge a surpresa: você tem cálculos na vesícula! Essa é uma situação bastante comum e é como a maior parte dos cálculos biliares são diagnosticados – em um exame

Hemorroidas: quebrando o tabu

Muita gente ainda tem vergonha de falar sobre o assunto, mas a doença é mais comum do que se pode imaginar. Descubra agora quais são as dúvidas mais comuns sobre o tema: O que são hemorroidas? O termo hemorroidas refere-se à condição na qual as veias que normalmente existem no final do reto e canal

Minha ultrassonografia mostrou gordura no fígado. E agora?

Esta é uma situação muito comum nos consultórios de gastroenterologia: você faz uma ultrassonografia por qualquer motivo e tem o resultado de esteatose hepática, que também é conhecida como fígado gorduroso. Outros exames como a tomografia de abdome e a ressonância magnética do abdome superior também podem sugerir o diagnóstico de esteatose hepática. Também é

Cirurgia Bariátrica – Como Fazemos

A ideia deste post é tentar responder os questionamentos mais comuns e é baseado nas perguntas que os paciente têm feito, mesmo depois de ler as publicações que tenho no site. Pra quem ainda não as leu e tiver interesse, seguem os links: Cirurgia da Obesidade, que é um texto mais completo, com indicação cirúrgica,